sábado, 31 de janeiro de 2009

A mão da Rita na pele da madeira.


Candeeiro de madeira de azinheira, 90€
Quando a Rita passa a mão nos objecto que cria, sente-se um arrepio pela pele toda, no corpo todo. Pela forma como diz os nomes das árvores, vulgares para qualquer outra pessoa, fica-se a perceber a seiva que lhe corre nas veias. O Paulo dá a estrutura, às peças, claro!
Hoje a Fonte de Letras está nova e muito bonita. A exposição de Rita e Paulo Tigre inaugura às 17.30h.

sábado, 24 de janeiro de 2009

sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Barcelona e Montemor-o-Novo

Paul Strand, Wall Street, New York, 1915

Paul Strand, Restrospectiva 1915 - 1976. Em Barcelona, em exposição desde ontem, 22 de Janeiro, na Fundación Foto Colectania. Em Montemor-o-Novo, na Fonte de Letras, através do catálogo. Este e todos os excelentes catálogos de fotografia desta Fundação estão à venda na livraria. Para quem vive em Montemor torna-se urgente passear por outras paragens como pelas fotos de Paul Strand.
www.colectania.es

sábado, 17 de janeiro de 2009

Turismo Rural com letras

Poesia, muita poesia, mas também arquitectura, pintura, ficção de excelentes escritores, encontram-se em montinhos nas mesas-de-cabeceira dos quartos, nas mesas baixas ao lado dos sofás nas salas, nas mesas dos alpendres ao lado das espreguiçadeiras, por todo o lado no Monte do Chora Cascas. A poucos quilómetros de Montemor-o-Novo, um espaço de turismo rural de excepção que já chegou a suscitar dúvidas se pertenceria à família do escritor montemorense Almeida Faria - tal é a presença dos livros no local! Para um fim-de-semana com letras ou só para olhar.

www.montechoracascas.com
info@montechoracascas.com
(+351) 266 899 690

Monte do Chora Cascas
Apartado 296
7050-013 Montemor-o-Novo/Alentejo
Portugal

sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Quando as personagens dos livros visitam as livrarias.

"O actor", personagem enigmático do livro de Sándor Márai, Rebeldes, passou hoje pela Fonte de Letras - só poderia ser ele!

"O actor chegou à cidade no início do Outono... Tinha quarenta e cinco anos, mas dizia trinta e cinco... Era um ser adiposo, com barriga e papada: características raras num dançarino cómico... O público gostava dele, porque, em palco, estava sempre a referir os boatos do lugar... Usava peruca castanho-clara. Ía rua fora com passinhos de ballet, inclusive em pontas. Movia o pesado corpo sobre os dedos, em passos ondulantes e verdadeiramente delicados, mínusculos... Escanhoava a papada num azul claro que ofuscava... Ábel pensava que talvez o actor tivesse um rosto mais, que ele ainda não vira e iria usar nessa noite..."

Quando as personagens fazem destas surpresas os livros são para ler de um fôlego. Principalmente depois de se ter lido As velas ardem até ao fim, A herança de Eszter e A mulher Certa. Sándor Márai, Publicações Dom Quixote.

quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Na cama não se fala de filosofia.

Mulheres que beijam, mentem, amam, choram, riem, esperam, magoam.
Mentiras de Mulher da russa Liudmila Ulítskaia ou Ela e outras mulheres do brasileiro Ruben Fonseca, em estilos bem diferentes, histórias muito bem contadas de mulheres como Génia, Carlota, Belinha, Helena, Guiomar, Marta...
Ou Ela, que percebeu na carne que "na cama não se fala de filosofia" nem se sita Nietzsche, que disse que a mesma palavra amor significa duas coisas diferentes para o homem e para a mulher.

sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

Clássicos dias de chuva.












Para ficar em casa a ler um livro do princípio ao fim ao som da melhor música do mundo. Que chova sem parar.