domingo, 31 de maio de 2009

No Parque Urbano de Montemor, Domingo e Segunda-Feira, a preços bem pequeninos!

Começou às 14h a Feira do Livro Infantil e Juvenil organizada pela Biblioteca Municipal Almeida Faria (CMMN), os livros da Fonte de Letras estão lá a preços bem mais pequeninos! E amanhã continua, é Dia Mundial da Criança e há muita animação no Parque.

quinta-feira, 28 de maio de 2009

Começa hoje a Feira do Livro na cidade Património Mundial da Humanidade que tem ovelhas à porta.


Provavelmente a cidade mais bonita do País, Évora, inaugura hoje, dia 29 de Maio, a edição da Feira do Livro de 2009. Livreiros da cidade e dos arredores ocupam a Praça do Giraldo durante 10 dias, num evento organizado pela Câmara Municipal que é completado por animação cultural diária. Se o tempo se mantiver de Verão, prometem-se também os mais esplendorosos fins de tarde nas esplanadas da Praça. A Fonte de Letras lá estará, representando as editoras Assírio & Alvim, Âmbar, Antígona, Orfeu Negro, Cotovia, Esfera dos Livros, Guerra e Paz… neste Alentejo quente e profundo de contrastes.

quinta-feira, 21 de maio de 2009

Os livros dos amigos.

A vendedora das Edições Quasi tentou apresentar o livro de Luís Carvalho. O autor é amigo da Fonte de Letras, não vale a pena apresentar argumentos! O livro preto chamado Buraco Branco é uma surpresa do amigo publicitário e avidamente foi tirado da mão da vendedora e agarrado à bruta. A luz cinzenta daquela tarde entrava pela janela grande à esquerda e de repente o único raio de sol entrou pelo buraco na capa do livro aberto e um foco de luz iluminou a página da direita. Só podia ser um sinal... Um livro de poesia triste e muito bonito.
Buraco Branco, Luís Carvalho, Atelier de Produção doimpensável, 2008.
http://www.ateliereditorial.com.pt/

quinta-feira, 14 de maio de 2009

Ir à India e voltar e poder voltar sempre à Fonte de Letras.

Fotografia João Magalhães, 2002
Ana Marchand é artista plástica e vive em Montemor, com longas estadias na Índia, pelo meio. Quando volta, volta sempre à Fonte de Letras. E agora já sabe que o seu receio manifestado na primeira viagem depois da inauguração da Fonte de Letras é infundado. Já não se inqueta na dúvida se a livraria ainda existará ou não quando voltar - 9 anos depois, a Ana sabe que no regresso a casa vai tomar o mesmo café pingado, olhar tudo com calma, ouvir alguns discos e escolher os livros que gosta. O mundo, afinal, vai ficando seguro.

terça-feira, 12 de maio de 2009

Parabéns à Pó dos Livros! E a todos os outros neste mundo dos livros.

Foram divulgados os resultados do Prémio Edição Ler/Booktailors.
http://blogtailors.blogspot.com/2009/05/premios-edicao-ler-booktailors-premios.html

16 de Maio, Filosofia Extravagante na Fonte de Letras

Continua o ciclo de simpósios sobre os 12 Teoremas do 57 – Actualidade dos teoremas do Movimento de Cultura Portuguesa, a decorrer, ao longo de 2009, na Livraria Fonte de Letras, em Montemor-O-Novo, junto à Câmara Municipal. O segundo é já no próximo dia 16, sábado, com início às 16:30, e em conjunto com a apresentação de Universalidades, primeiro número dos Cadernos de Filosofia Extravagante, por Elísio Gala (autor de A Filosofia Política de Álvaro Ribeiro)
Desta vez, os apresentadores e os teoremas em foco serão os seguintes:
Rodrigo Sobral Cunha e a Filosofia da História
Helder Cortes e a Universidade
Pedro Martins e a Pátria
Cada interlocutor convidado apresentará durante dez minutos um teorema.
Finda a apresentação iniciar-se-á o debate alargado a todos os convivas do simpósio.

terça-feira, 5 de maio de 2009

Fonte de Letras na História do Alentejo.

A 8 de Maio, no Arquivo Municipal de Montemor-o-Novo, a partir das 9h30, irá realizar-se o 1.º Colóquio de História do Alentejo “O Alentejo entre o Antigo Regime e a Regeneração. Mudanças e Permanências”. A realização dos Colóquios de História do Alentejo, iniciativa conjunta da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, CIDEUS (Universidade de Évora) e do IdEP (Universidade Nova de Lisboa), tem o propósito de promover o debate sobre temas relevantes da história socioeconómica, política e cultural desta região e de o divulgar junto do público interessado.
A inscrição é gratuita, mas obrigatória para os participantes.
A Fonte de Letras marca presença com uma selecção especial de livros de História e História do Alentejo.